Cuidados ao colocar piercing

Caso tenha decidido colocar um piercing, estes conselhos sobre os cuidados que precisam ser tomados no processo de colocação e no período de cicatrização permitirão que você não cause danos à pele e evitarão complicações.

Como se trata de uma prática que fura a pele, onde há a introdução de um elemento estranho para o corpo, o piercing envolve certos riscos relacionados às condições de higiene do estabelecimento onde é feito, aos cuidados tomados após o procedimento até a cicatrização, à experiência do profissional responsável, aos materiais utilizados e ao seu próprio estado de saúde. Por isso, tome algumas precauções com:

Possíveis contraindicações: antes de decidir colocar um piercing, saiba que o procedimento não é indicado para alguns casos como, por exemplo, quem sofre de problemas cutâneos ou tem alergia aos materiais utilizados, pessoas que consomem medicamentos anticoagulantes ou mulheres grávidas. Estes são apenas alguns exemplos. Portanto, é essencial conhecer todas as informações para não vivenciar complicações posteriores.

Região do corpo: a perfuração envolve mais ou menos riscos de acordo com o lugar do corpo. As áreas onde há maior quantidade de vasos sanguíneos são as mais sensíveis, pois pode haver danos durante a punção. Também é perigoso colocar piercing em locais onde existam lesões cutâneas, como cicatrizes, sinais, verrugas, queimaduras ou manchas.

Materiais do piercing: isto é especialmente importante. Não é qualquer metal que pode ser utilizado para decorar o corpo. Recomenda-se utilizar piercings fabricados com materiais menos propensos a infecções, como titânio, aço cirúrgico, ouro 14 quilates, pelo menos (embora seja melhor optar por ouro 18 quilates quando o procedimento foi realizado recentemente), bioplástico ou silicone.

Escolha do estabelecimento: tenha certeza de que o local escolhido para fazer o piercing possui condições de higiene impecáveis para evitar infecções ou contágio de doenças. Além disso, o estabelecimento deve ter uma sala ventilada de uso exclusivo para as perfurações e os instrumentos sempre devem estar esterilizados. Verifique se as agulhas são descartáveis.

Profissional responsável: não se coloque nas mãos de qualquer um. Procure um profissional experiente nesta atividade, o qual siga normas de higiene básicas, como: lavar as mãos antes de fazer a perfuração, usar luvas cirúrgicas, desinfetar bem a área do corpo do cliente antes de começar e não apresentar comportamentos inadequados enquanto trabalha, como beber ou fumar.

Cuidados: muitas das complicações que aparecem após a colocação do piercing estão relacionadas à higiene da área onde a perfuração foi feita. Por isso, é fundamental realizar uma limpeza diária no local até que o furo esteja totalmente cicatrizado. Caso contrário, o mínimo que pode acontecer é uma infecção na ferida, o que pode até levar à necessidade de remoção do piercing.

Cuidados ao colocar piercing

Deixe uma resposta